Biografia do autor Gilberto Martins

Gilberto Martins nasceu em 6 de setembro de 1957. Por ter vivido boa parte de sua vida de jovem em uma fazenda no interior de Minas Gerais, começou a ter contato com os livros muito tarde, mais precisamente aos dezesseis anos. Até hoje lamenta esta demora: “Poderia ter começado a ser feliz mais cedo — costuma afirmar. — Mas nunca é tarde para uma aventura como esta”.

Desde muito cedo foi fascinado por História, pois acredita que a partir dela mantemos um olhar crítico sobre o mundo à nossa volta. O autor é formado em Letras Vernáculas, com Inglês, pela PUC de Salvador e pós-graduado em gramática textual e Literatura. Mas sua grande paixão sempre foi a produção literária. E é no passado, em fatos históricos relevantes, que encontra refúgio para a maioria de seus personagens.

Os mais de trinta romances publicados sobre tempos idos é uma prova contundente de que julga que não vivemos nada mais que um reflexo de algo vivido por nossos antepassados. Por essa razão crê que precisamos sempre olhar para trás para compreender o mundo de agora e planejar com mais seriedade aquele que deixaremos para as novas gerações.

Gilberto Martins mudou-se para a Bahia no início da década de oitenta, quando ingressou na faculdade de Letras. Nesta época iniciou sua carreira literária, e somente sobre a Bahia e o nordeste brasileiro, já publicou seis livros. Durante três anos – de 2006 a 2009 - viveu em Campinas pesquisando sobre a abolição da escravatura naquela região, cujo objetivo foi a produção de um romance histórico.

O romance ao qual nos referimos é "Largo do Rosário", considerado o mais importante romance escrito sobre a história desta importante cidade brasileira.

Gilberto Martins atualmente também está envolvido em um projeto ambicioso que é a produção de uma coleção de livros para o público infantil sobre a Geografia e a História de alguns estados brasileiros e de mais de cem cidades do país. O professor Martins, como é conhecido no universo acadêmico, profere ainda palestras e dá cursos para formação de escritores.

O projeto PALAVRA É ARTE, em pouco mais de três anos de criação, publicou textos de mais de 400 autores brasileiros, quase todos inéditos.

Hoje Gilberto Martins vive na cidade de Brodowski, no interior do estado de São Paulo. Esta é a cidade onde nasceu e viveu por muitos anos a genial pintor Cândido Portinari.